Android

S40/Asha

Post Page Advertisement [Top]

O aplicativo de câmera nativo do Pocophone F1 entrega resultados bem interessantes; ele produz imagens nítidas com bom equilíbrio de cores e contraste quando a iluminação do ambiente é boa. Contudo, é possível tirar melhor proveito do conjunto de lentes deste aparelho da Xiaomi utilizando o app de câmera do Google.

Esse aplicativo existe desde o Android Lollipop e estava disponível para todos na Play Store até que a Google restringiu seu uso apenas para os celulares da linha Pixel para torná-los mais atraentes, visto que a GCam é um dos melhores aplicativos de câmera que existem, graças ao seu algoritmo secreto que é capaz de melhorar significativamente a qualidade das imagens, principalmente em situações com pouca luz.

Google Câmera no Pocophone F1

Vários desenvolvedores independentes do fórum XDA developers conseguiram migrar a Google Câmera do Pixel 3 para o Pocophone F1. Alguns ports possuem recursos extras; é o caso do que eu trouxe para vocês hoje, modificado pelo desenvolvedor conhecido lá no fórum como Sannn111ty.

Todos os recursos da GCam funcionam perfeitamente dentro desta versão, exceto o EIS (Estabilização eletrônica de imagem para vídeos).

Interface da Google Câmera

Características principais:
  • HDR+: Fotos melhores, especialmente em cenas com pouca luz ou em contraluz; é recomendado deixar essa opção sempre ativada.
  • Photo sphere: Fotos esféricas imersivas.
  • Câmera Lenta: Vídeo em câmera lenta a 240fps (1080p).
  • Visão noturna: Modo especial de captura em ambientes com menos luz.
  • Super Res Zoom: Zoom com resolução melhorada.
  • Modo retrato: Funciona tanto na câmera traseira como na frontal, pois utiliza inteligência artificial para fazer o desfoque e não o sistema de câmeras duplas do Pocophone. A desvantagem disso é que fotos de objetos e animais no modo retrato não entregam o resultado esperado.
  • Efeito foco: Serve basicamente para fazer o efeito bokeh artificial de maneira mais controlada, escolhendo onde se quer focar. Essa opção contorna o problema do Modo Retrato com objetos e animais.

Sannn111ty conseguiu incluir algumas funcionalidades a mais na Google Câmera. Ele adicionou a possibilidade de alternar entre bibliotecas de pós processamento das imagens capturadas. Na seção "Custom libs" das configurações do aplicativo é possível escolher entre a biblioteca padrão do Pixel 3 e as bibliotecas customizadas: Eszdman V5, Savitar V5, Xlib-mod V2 e a Fi V3.

Bibliotecas customizadas

Um detalhe interessante: a biblioteca Xlib-mod V2 é ajustada com a tecnologia Smart HDR que existe nos iPhones. Alguns usuários preferem esse tipo de HDR em vez do que vem na biblioteca padrão do Pixel. 
Abaixo as principais diferenças entre os resultados entregues pelas bibliotecas:
  • Pixel 3 - Realça as cores das imagens e aumenta o contraste, porém adiciona mais ruído e menos nitidez.
  • Xlib-mod V2 - Deixa as cores naturais e melhora o contraste com menos ruído e mais nitidez (Na prática, a diferença é mínima em relação à biblioteca padrão do Pixel 3).
  • Eszdman - É quase a mesma coisa da biblioteca padrão, mas tem melhores detalhes de sombra, o que pode afetar positivamente ou negativamente o contraste, dependendo do cenário.
  • Savitar - Deixa as imagens com cores naturais, mas com um pouco menos de detalhes de sombra em comparação com a Xlib-mod V2, e apresenta mais granulação.

Além disso, Sannn111ty também adicionou controles deslizantes manuais no visor. O que fica na parte superior da tela é utilizado para ajustar as configurações de longa exposição. No entanto, funciona apenas quando a biblioteca Savitar V5 é ativada. O controle deslizante da parte inferior é útil para ajustar o foco manual. Funciona com qualquer biblioteca. Para utilizar você precisa escolher uma opção e tocar uma vez no visor antes de capturar fotos.

Como instalar?

Você precisa estar na versão 10.2.2.0 ou superior da MIUI  global estável para a GCam funcionar sem nenhum problema. Para checar a versão da MIUI que está no seu Pocophone vá para configurações > sobre o telefone > versão do MIUI.

Configurações da MIUI

Caso esteja numa versão anterior à 10.2.2.0, vá em configurações > sobre o telefone > atualizações do sistema e baixe a versão mais recente do sistema para seu aparelho. 

Quando estiver tudo certo é só baixar este arquivo APK em seu telefone e instalá-lo como qualquer outro APK. Talvez seja necessário ajustar as configurações de segurança e permitir a instalação de fontes desconhecidas.

Comparativo entre o app de câmera nativo do Pocophone e a Google Câmera


Luz ambiente - à direita câmera nativa, à esquerda Google Câmera
Luz artificial -  câmera nativa
Luz artificial - Google Câmera
Luz artificial - Google Câmera com o modo visão noturna ativado 
Ambiente com pouquíssima luz - Acima câmera nativa, abaixo Google Câmera com o modo visão noturna ativado

Tem outro aparelho com Android e quer testar a Google Câmera?

O pessoal do XDA developers fez port da GCam para vários aparelhos. Você pode ficar de olho no site deles, onde são publicados os APKs modificados, para saber se seu smartphone já foi agraciado com uma versão. Este link contém uma lista de aparelhos com as instruções para instalação da Google Câmera em cada um deles, talvez o seu esteja aí, vale a pena conferir.

Se alguém tiver alguma dúvida sobre a utilização do app, problemas na instalação ou qualquer outra coisa pode deixar aí nos comentários que responderei o mais breve possível.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]