Retornei para compartilhar com vocês (se ainda tiver alguém aí depois de todos esses anos sumido) minha experiência com o smartphone Pocophone F1, da Poco, submarca da Xiaomi. Este aparelho foi lançado ano passado e tem como atrativos as suas características de top de linha e preço justo.
Ele vem de fábrica com a MIUI, que é interface da Xiaomi que roda sobre o sistema operacional Android. A versão que eu estou utilizando já está atualizada para o Android 9 Pie. No geral a interface é bem amigável, elegante, a utilização dos menus é intuitiva e autoexplicativa e a rom presente no Pocophone tem algumas diferenças da que está nos outros smartphones da Xiaomi. A principal delas é que, nesse celular, a MIUI ganhou uma gaveta de aplicativos igual a do Android puro, deixando de lado a navegação através das telas iniciais, como no iOS.
Tela inicial e gaveta de apps |
Há um detalhe interessante: Junto dos apps do Google e das ferramentas da própria Xiaomi, uma pasta inteira com aplicativos da Microsoft vem pré-instalada, incluindo o Skype, além dos aplicativos do Office.
O corpo do smartphone é todo feito de plástico policarbonato e na parte traseira há duas câmeras dispostas verticalmente, uma com abertura f/1.9 de 12 megapixels (Sony IMX363) e outra com abertura f/2.0 de 5 megapixels usada principalmente para capturar a profundidade de campo e fazer o efeito bokeh artificial (aquele efeito de fundo desfocado). Ainda na parte traseira há um flash led e um sensor de impressões digitais.
Por ter como processador o Snapdragon 845 (mesmo chipset presente no Galaxy S9 e no Xiaomi Mi8) e 6GB de memória RAM, o F1 pode lidar com jogos, vídeos em 4K ou outras tarefas exigentes. Os aplicativos são iniciados sem atrasos e tudo é executado rapidamente. A navegação na web utilizando o Google Chrome é bem fluida. Além disso, o dispositivo não superaquece devido à tecnologia LiquidCool, que utiliza vapor d'água para distribuir o calor de forma uniforme.
A tela do Pocophone é uma IPS de 6,18″ com resolução FullHD+ (2246 x 1080); ela possui proteção Gorilla Glass numa versão não especificada pela fabricante. A visualização de conteúdos é muito boa e apresenta um bom contraste de cores e saturação equilibrada; ela possui um notch (aquele entalhe que infestou o mercado de smartphones graças à tendência lançada pela Apple e seu iPhone X). No notch estão presentes alguns sensores, incluindo um de infravermelho para desbloqueio facial (!) e uma câmera de 20 megapixels. Na parte inferior da tela há um led para notificações que pisca somente na cor branca.
Notch, camera frontal e sensores |
Uma característica que me surpreendeu positivamente nesse aparelho foi a qualidade do áudio dos seus alto-falantes. Os som emitido apresenta bons graves e se mantém equilibrado mesmo no volume máximo, sem apresentar muitas distorções ou chiados. O som é estéreo, porém caixa de som secundária é a mesma utilizada para chamadas e não é muito potente.
O alto-falante principal fica localizado na parte de baixo do aparelho, e na parte superior há uma entrada padrão de 3,5mm para fone de ouvidos.
Outro grande destaque do Pocophone é sua bateria de 4000mAh que é suficiente para, com o meu perfil de uso, deixar o smartphone cerca de um dia e meio longe das tomadas. O celular ainda dá suporte à tecnologia Quick Charge 4.0 para carregamento rápido, porém o carregador que vem na caixa é Quick Charge 3.0, ou seja, para aproveitar todo o potencial de carregamento temos que adquirir um carregador compatível à parte.
Tudo nesse gadget tem me agradado, ele não possui o design mais elegante, nem uma construção premium com corpo de alumínio ou vidro (quem precisa disso?), mas o desempenho dele nas tarefas do dia a dia é impecável, tudo feito nele é muito rápido e fluido.
Atualmente ele é um dos aparelhos com a melhor relação custo x benefício do mercado.
Especificações completas:
- DIMENSÕES: 155,5 x 75,3 x 8,8 mm
- PESO: 180 g
- TAMANHO DA BATERIA: 4000 mAh
- TAMANHO DA TELA: 6,18 polegadas
- TECNOLOGIA DA TELA: IPS LCD
- TELA: 2246 x 1080 pixels (403 ppi)
- CÂMERA FRONTAL: 20 megapixels
- CÂMERAS TRASEIRAS: 12 megapixels + 5 megapixels
- FLASH: Dual-LED
- RAM: 6 GB / 8GB (estou com a versão de 6GB)
- MEMÓRIA INTERNA: 64/ 128 / 256GB (estou com a versão de 128GB)
- MEMÓRIA REMOVÍVEL: microSD
- CHIPSET: Qualcomm Snapdragon 845
- NÚMERO DE NÚCLEOS: 8
- VELOCIDADE MÁX.: 2,8 GHz
- CONECTIVIDADE: HSPA, LTE, Dual-SIM , Bluetooth 5.0, USB-C
Alguém aí possui o aparelho? Pretende comprar? Já conheciam o dispositivo ou a marca?
Podem comentar, não se acanhem! Até a próxima! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário