Android

S40/Asha

Post Page Advertisement [Top]

Galaxy S21 Ultra
                                      

E aí pessoal! Tudo bem? 84 anos depois, cá estou eu.

Depois de 6 anos usando aparelhos da Xiaomi, resolvi experimentar algo novo e confesso que estou gostando muito.

Meu eu de alguns anos atrás não acreditaria se estivesse lendo isso, porque sempre tive um pé atrás com a Samsung. Até pouco tempo, celulares intermediários e de baixo custo da marca eram sinônimo de desempenho ruim e a interface TouchWiz não agradava nem nos top de linha. Hoje isso mudou, graças a evolução do hardware dos aparelhos e a reformulação da interface personalizada da sul coreana, que agora se chama One UI. Essa mudança melhorou o desempenho e trouxe mais identidade para os dispositivos da marca. Fato curioso: O formato dos ícones da One UI me lembra bastante a estética que a Nokia usava no Symbian Anna/Belle e MeeGo (inclusive saudades).

Esses ícones quadrados-arredondados não lembram os do Symbian Anna/Belle e MeeGo?

Conforme o mercado de smartphones evolui, os aparelhos estão ficando cada vez mais idênticos. Foi-se o tempo em que cada nova geração apresentava novidades super empolgantes. Hoje o sistema operacional é o mesmo pra todo mundo (com exceção dos iPhones e algumas relíquias) e o design é quase sempre igual, em formato de barra, não importa a marca. O que muda geralmente são as especificações: um pouco mais de memória e processamento ali, tela maior aqui, mais bateria acolá, mas no dia a dia (a não ser que você seja um "heavy user") a experiência de uso acaba sendo a mesma. Diante disso, as fabricantes estão tendo que se esforçar para de alguma forma inovar e chamar nossa atenção.

Os dispositivos top de linha mais recentes da Samsung vem com a proposta de "entregar uma experiência incrível com as melhores tecnologias do mercado" e essa premissa acabou me fazendo investir no Galaxy S21 Ultra.

O que mais me atraiu neste gadget foram definitivamente suas câmeras. São 5: uma frontal de 40MP e na traseira temos a principal de 108MP, uma ultrawide de 12MP e duas teleobjetivas de 10MP: a primeira com zoom óptico de 3x e a segunda periscópica com zoom de 10x. A qualidade dessas câmeras é sensacional, as capacidades de zoom são surpreendentes, algo que eu nunca tinha experimentado em um aparelho celular.


Lente ultrawide (clique para ampliar)

Lente principal (clique para ampliar)
                  
Lente telefoto com 3X de zoom óptico (clique para ampliar)
   
Lente telefoto com 10X de zoom óptico (clique para ampliar)
                                      
A presença de 4 câmeras na traseira faz muito sentido aqui. É possível alternar entre elas no aplicativo como se estivéssemos fazendo a troca da lente em uma câmera profissional. As fotos em ambientes bem iluminados são excelentes; à noite um pouco de ruído aparece, mas o resultado continua bastante agradável.
                     
(clique para ampliar)

O aparelho ainda consegue aplicar zoom híbrido (óptico + digital) de até 100x. O que eu acho mais divertido nisso é conseguir tirar fotos da lua (em que a lua realmente se parece com a lua e não um ponto de luz borrado em um fundo preto) sem muito esforço. As fotos abaixo eu tirei no modo automático, por isso a nitidez não ficou lá essas coisas, mas é o suficiente pra postar nas redes sociais. Acredito que usando as configurações corretas de exposição é possível ter fotos ainda melhores.

(clique para ampliar)
                   
(clique para ampliar)

Outro grande destaque do celular é sua tela: um painel Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas com resolução Wide Quad HD e taxa de atualização de até 120 Hz. Ótimo para consumir qualquer tipo de conteúdo e principalmente para jogos.

O S21 Ultra veio de fábrica com Android 11, mas já recebi a atualização para a versão 12 e a Samsung garantiu pelo menos mais 2 updates do sistema operacional. Sobre o desempenho, não tenho do que reclamar. O processador Exynos 2100 não deixa a desejar nas tarefas do dia a dia, multitarefas, uso da câmera, etc. Já ouvi muitas críticas a esse processador por problemas de superaquecimento em jogos e por ter um desempenho inferior ao concorrente Snapdragon 888, mas pro meu perfil de uso isso não faz a menor diferença.

Agora um fato interessante: a Samsung resolveu copiar a Apple até nas coisas ruins e por conta disso o aparelho não veio com carregador na caixa. Porém, o PROCON fez um acordo com a marca para que ela enviasse de GRAÇA o carregador a quem solicitasse através do site https://www.samsungparavoce.com.br . Eu solicitei o meu, enviaram um adaptador de 25W (o cabo USB veio na caixa). Fica a dica aí pra quem comprou um Galaxy recentemente.

Abaixo as especificações completas da minha versão do Samsung Galaxy S21 Ultra:
  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas WQHD+ (3200 x 1440 pixels), HDR10+, 20:9, 10-120 Hz, Gorilla Glass Victus, brilho máximo de 1.500 nits, compatível com S Pen
  • Processador: Samsung Exynos 2100 octa-core
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 256 GB 
  • Câmera traseira:
    • Principal: 108 MP, f/1,8, 79º, 24 mm, OIS
    • Ultrawide: 12 MP, f/2,2, 13 mm, 120º, AF
    • Teleobjetiva 1: 10 MP, f/2,4, 35º, 72 mm, OIS
    • Teleobjetiva 2: 10 MP, f/4,9, 10º, 240 mm, OIS
  • Câmera frontal: 40 megapixels, f/2,2, 80º, 25 mm, AF
  • Bateria: 5.000 mAh, recarga rápida, recarga sem fio e carregamento reverso (Wireless PowerShare)
  • Conectividade: porta USB-C, 4G, 5G, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 6E, GPS e NFC
  • Mais recursos: leitor de impressões digitais sob a tela, certificação IP68 e ultra wideband (UWB)
  • Dimensões: 75,6 × 165,1× 8,9 mm
  • Peso: 227 gramas

É isso, galera, até a próxima!

Um comentário:

  1. Também tenho o S21 Ultra e é tudo isso mesmo! Analise bem detalhada, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]