Android

S40/Asha

Post Page Advertisement [Top]

Se você já tentou fotografar um inseto ou um objeto bem pequeno e bem de pertinho usando seu Asha, certamente obteve uma imagem toda borrada. Isso ocorre porque o foco da lente desses aparelhinhos é fixo. Esse tipo de lente tem o foco permanentemente ajustado para o infinito. Como elas dependem quase que totalmente da tolerância da profundidade de campo, são ruins para capturar imagens de objetos próximos. Mas sabia que dá para contornar essa limitação com um truque bem simples?

Tudo que você vai precisar é de uma gota d'água. Isso mesmo!

Bastar por uma gota d'água em cima da lente da câmera do celular (com cuidado para a água não invadir seu aparelho), virá-lo para baixo rápido, para a gota não escorrer, e sair fotografando por aí.
Desse jeito:

Asha 302
A gotinha transforma a lente do celular em uma lente plano-convexa, ou seja, a parte de baixo é plana e a parte de cima é convexa, como uma lupa. Dessa maneira você poderá aproximar bastante a câmera do objeto a ser fotografado ou filmado, conseguindo focar em detalhes, mas ao mesmo tempo, como perde em profundidade de campo, o foco fica oscilando entre deixar nítido o que está na frente ou o que está atrás.

Vejam:

Capturadas com a câmera do Asha 302. À esquerda foto sem a gota, à direita com a gota. 

Capturadas com a câmera do Asha 501. À esquerda foto sem a gota, à direita com a gota. 
Viram só?

Quanto mais luz tiver o ambiante, melhor ficará sua foto e quanto mais textura tiver o que você for fotografar, mais você poderá tirar proveito da sua lente macro.

Algumas outras imagens capturadas com a câmera do 501:






A dica vale não só para os ashas, mas para qualquer aparelho celular.

Divirtam-se! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]