Android

S40/Asha

Post Page Advertisement [Top]


Galaxy Watch4

Smartwatches e smartbands são alguns dos dispositivos que mais me despertam interesse. O meu primeiro aparelho desse tipo foi uma Mi Band 2, que usei por bastante tempo. Depois passei por uma Mi Band 4, um Haylou LS05 e até pouco tempo utilizava no meu dia a dia um Amazfit Nexo. Todos aparelhos da Xiaomi e subsidiárias.

Uma coisa que eu sentia bastante falta nesses dispositivos era a possibilidade de utilizá-los sem a dependência do aplicativo do celular. A proposta das Mi Bands nunca foi essa e tudo bem. O LS05 também era só um fitness tracker. O relógio da Amazfit rodava uma versão modificada do Android 8, o que o tornava realmente "smart", mas a experiência com esse sistema customizado era bem limitada pois não havia uma loja de aplicativos. Para instalar qualquer coisa eu tinha que recorrer a algumas artimanhas usando o modo de depuração USB, o que não era nada prático.

Diante disso, resolvi buscar por um vestível que entregasse funcionalidades mais completas, fosse totalmente compatível com o Android e não custasse 2 rins e um pulmão. Fiquei entre dois modelos da Samsung: O Galaxy Watch Active 2 e o Galaxy Watch4. Optei pelo segundo.

A minha versão do Watch4 é a de 44mm. O relógio é muito bem construído: possui corpo de alumínio, tela Super AMOLED, pulseira de silicone e dois botões na lateral - um para retornar à tela inicial e outro para voltar à tela anterior quando estamos navegando pelo sistema.

O display possui 1.4 polegadas e é revestido por vidro Gorilla Glass, resistente a riscos. Essa proteção realmente funciona, pois uso o relógio sem nenhum tipo de bumper ou película e, mesmo batendo acidentalmente com ele em alguns lugares, a tela permanece sem nenhum arranhão até hoje. Além disso, ela possui ótimos níveis de brilho, resolução de 450 x 450 e densidade de pixels de 454ppi. Ainda é possível ativar o modo Always On nas configurações do sistema para deixar a tela sempre ligada com baixo consumo de bateria.

Tela no modo Always On

O sistema operacional do relógio é o Wear OS, uma versão do Android desenhada especificamente para smartwatches e outros vestíveis. Como não poderia deixar de ser, a Samsung imprimiu sua identidade visual por cima do sistema através da One UI Watch 3.0; e o trabalho foi muito bem feito aqui. A navegação pelas telas do sistema é bem agradável e intuitiva, os ícones são grandes e as configurações simples. 

Deslizando para a direita na tela inicial nós temos acesso às notificações no relógio; Deslizando para a esquerda encontramos uma série de widgets e atalhos para funções como quantidade de passos do dia, clima, monitoramento de sono, etc. Ao deslizar para baixo temos acesso a um painel de atalhos para configurações e deslizando para cima entramos na gaveta de aplicativos. O relógio já vem com alguns apps básicos na memória, mas é possível encontrar muito mais na Play Store; a instalação pode ser feita tanto direto no relógio como remotamente através do smartphone pareado. Nesse ecossistema, aplicativos compatíveis são instalados automaticamente no relógio quando baixados no smartphone, e suas configurações importantes – como horário de não perturbe e chamadas bloqueadas – são sincronizadas instantaneamente. Isso é algo que eu acho sensacional .

Wear OS com a One UI Watch 3

O pareamento com o celular é feito com o aplicativo Galaxy Wearable. Por lá nós conseguimos ter acesso à todas as configurações do dispositivo, podemos alterar a watchface, baixar atualizações e mais. Já o monitoramento de atividades físicas é feito por outro app, o Samsung Health. Essa foi uma característica que me surpreendeu, pois nos dispositivos da Xiaomi, por exemplo, o pareamento, configurações e a gestão de atividade física são responsabilidade de um único software no celular.

À esquerda o Galaxy Wearable, à direita o Samsung Health

O Galaxy Watch4 é capaz de monitorar uma quantidade enorme de exercícios e possui um sensor que a Samsung chama de BioActive. Com ele o gadget consegue fazer uma análise de composição corporal por impedância bioelétrica do corpo do usuário, algo que hoje nem o Apple Watch consegue fazer.



Medição da composição corporal no Watch4

Para executar essa medição, devemos colocar os dedos médio e anelar nos botões laterais do relógio e afastar os braços do corpo. Feito isso, o gadget lança uma pequena descarga elétrica e em cerca de 15 segundos faz medições que incluem massa de músculo esquelético, taxa metabólica basal, água corporal e porcentagem de gordura corporal. Essa função fornece uma maior compreensão da própria saúde e forma física e é uma das que eu mais utilizo. Os relatórios das medições ficam salvos no Samgung Health. Além disso, o relógio possui um sistema de monitoramento do sono, que, em conjunto com o smartphone, permite detectar sons dos roncos e medir o nível da oxigenação do sangue durante a noite.

O Watch4 também possui todos os sensores necessários para fazer a medição de pressão arterial e ECG, mas para isso é necessário instalar um aplicativo extra, o Samsung Health Monitor. Esse app só está disponível na Galaxy Store, e mesmo lá a Samsung só permite a instalação se seu smartphone for da linha Galaxy. Isso significa que se você usa um smartphone Android de outra marca, vai ficar sem essas funções, mesmo o relógio sendo totalmente compatível. Triste.

Watch4 consegue medir pressão arterial e gravar ECG

Apesar de conseguir funcionar de forma totalmente independente do celular, no dia a dia o relógio atua como uma extensão do smartphone. É possível realizar e atender chamadas no dispositivo quando conectado via Bluetooth com o celular (como um Power Ranger). Também dá pra responder a notificações de aplicativos como o WhatsApp usando respostas pré-definidas, digitando em um teclado alfanumérico ou usando um recurso que converte voz em texto. A integração com os recursos de mídia também é bem completa; sempre que eu abro um player de música ou vídeo no celular, o relógio exibe um ícone na tela inicial sinalizando que eu posso controlar as coisas por ali. O mesmo ocorre com o aplicativo de Mapas do Google. Ainda é possível acessar e controlar a câmera do celular remotamente, com o conteúdo capturado pelo sensor sendo exibido em tempo real na tela do relógio.

Câmera remota na tela do Watch4

O desempenho geral do aparelho é muito bom. A navegação e as múltiplas tarefas são suaves e sem esforço. Isso se deve ao processador Exynos W920, 1.5 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno. Sim. Isso tudo pra um relógio. O hardware interno ainda conta com WiFi, Bluetooth 5.0, GPS e NFC para pagamentos por aproximação (me sinto o próprio Tony Stark fazendo isso com o relógio) ou outros recursos.

Agora vamos para a parte ruim: a duração da bateria. Como usuário de Mi Bands, eu estava acostumado a passar pelo menos uma semana sem recarregar o dispositivo. Mas a coisa muda bastante aqui. Pro meu perfil de uso, com a maior parte dos sensores e medições ligadas, a bateria do Watch4 dura mais ou menos um dia e meio. Existe um modo de economia de energia no relógio, mas até hoje nunca usei. 

No começo eu achava um saco essa curta duração de bateria, mas criei o hábito de recarregá-lo todos os dias quando vou tomar banho. O carregamento do relógio é feito por indução magnética, sem fios. Basta colocá-lo em cima da base (que vem completa na caixa junto com o adaptador de tomada) que começa a carregar. O tempo de recarga completa leva em média 2h, mas a Samsung afirma que, caso você esteja com pressa, 30 minutos de carregamento fornecem até 10 horas de bateria.

Abaixo as especificações completas da minha versão do Samsung Galaxy Watch4:
  • Sistema Operacional: Android Wear OS, One UI Watch 3
  • Tela: Circular Super AMOLED (450x450) de 1.4" (34.6mm) com proteção Corning Gorilla Glass DX+ e Full Color Always On Display
  • Processador: Samsung Exynos W920 Dual Core 1.18GHz
  • Memória RAM: 1.5GB
  • Armazenamento: 16GB
  • Bateria: 361 mAh, recarga sem fio
  • Conectividade:  Bluetooth 5.0, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n 2.4+5GHz, NFC, A-GPS/GLONASS/Beidou/Galileo
  • Sensores: Acelerômetro, Barômetro, Sensor Giroscópio, Sensor Geomagnético, Sensor de Luz, Sensor Óptico de Frequência Cardíaca, Sensor cardíaco elétrico, Sensor de análise de impedância bioelétrica
  • Durabilidade: 5ATM+IP68/MIL-STD-810G
  • Dimensões: 44.4 x 43.3 x 9.8 mm
  • Peso:  30 gramas, sem a pulseira

E aí, vocês possuem algum dispositivo vestível?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]