Android

S40/Asha

Post Page Advertisement [Top]

Sabe quando você quer atualizar seu aparelho para a versão de software mais recente, porém a atualização não aparece nem via OTA nem no Nokia Suite porque seu aparelho é customizado por alguma operadora e ela não liberou o update? É sem dúvida frustrante. 
Neste tutorial veremos como "enganar" o Nokia Suite e fazê-lo baixar a atualização para seu aparelho, mesmo que a sua operadora não tenha liberado o firmware customizado, alterando o Product Code do software instalado no seu celular por algum de uma firmware limpa, sem customizações.

Primeiro vamos saber o que é Product Code

O que chamamos de Product Code, é um digito de 7 números e/ou letras, que serve para identificar um aparelho em termos de idioma, país e/ou operadora. Normalmente, ele vem impresso na etiqueta que se encontra embaixo da bateria de todo aparelho Nokia.
Existem PCs (Product Codes) para aparelhos customizados por operadora (como os comercializados pela Claro, Vivo, etc.) e outros sem customização chamados “unbranded” (normalmente vem em aparelhos comercializados pela própria Nokia). 
Em relação ao firmware, muitas vezes a única forma de se atualizar um aparelho para uma versão mais nova é alterando o PC.

Já existem muitos tutorias de como fazer Flash para alterar e atualizar o firmware nos aparelhos por aí usando programas como o Phoenix ou JAF, só que esses métodos, apesar de não serem muito complicados de fazer, acabam nos deixando com um pouco de receio e com medo de matar o aparelho, contudo o método que irei explicar neste tutorial você poderá atualizar o aparelho pelo próprio Nokia Suite, depois de alterar o PC do aparelho, que é um processo muito rápido e simples que não exige que o aparelho seja reiniciado, mas que porém implica na perda da garantia do celular junto à Nokia, então se seu aparelho ainda estiver sob o seguro, pense bem.

Vamos ao Tutorial

Para fazer a alteração do Product Code iremos usar um programinha chamado Nemesis Service Suite (NSS), baixe-o aqui. Depois que instalá-lo faça o seguinte:

1º - Execute o Nemesis.

2º - Conecte seu aparelho ao computador no modo Nokia Suite e no NSS clique no ícone de uma lupa no canto superior direito da janela do programa ("Scan for new device") para que ele se conecte ao aparelho.


3º - Clique em "Phone Info" para que o Nemesis leia as informações da firmware do aparelho.


4º - Clique num pequeno ícone que fica no canto direito, onde aparecem dois quadrinhos, um verde e um vermelho, para que o o programa selecone o modo correto de carregar as informações, que geralmente é o modo "NORMAL".


5º -Na opção "Product Code" marque a caixa "enable" que fica logo ao lado, e clique em "Read".


6º - O Programa irá mostrar o PC atual do seu aparelho, aí é só você apagar e inserir o novo. Depois de fazer isso clique em "Write" para que as informações sejam gravadas.


Pronto. PC alterado. Agora desconecte seu aparelho e feche o Nemesis.

Depois abra o Nokia Suite e conecte seu aparelho no modo do mesmo. Vá para a aba "Atualizações" (ícone verde com setinha branca que fica no menu superior do programa), se seu computador estiver conectado à internet ele buscará a atualização unbranded mais recente, e depois de baixá-la irá instalar no seu aparelho. Siga as instruções do programa e ele fará a atualização normalmente, e o melhor: instalará um firmware limpo, sem customizações de operadoras.
Como meu aparelho já está com o software mais recente,  ele não exibiu mais a atualização.

ATENÇÃO: Nós do TecnoFator não nos responsabilizamos por possíveis danos que possam ser causados no aparelho caso o procedimento seja feito de forma incorreta. O artigo serve apenas para informação, se você não tem conhecimento nenhum ou tem medo, evite o procedimento.

O tutorial foi testado por eu mesmo com meu Asha 302, consegui atualizá-lo e remover as quinquilharias da Vivo que vieram nele.

Segue abaixo uma pequena lista de Product Codes de firmwares limpas em PT-BR de alguns aparelhos:

Asha 302: 059L1D5
Asha 305: 059L085
Asha 303: 059J1K6
Asha 202: 059M6V2
Asha 200: 059J576
Nokia C3: 0594802
Nokia X2-01: 059D585
Nokia X3-02: 059B765

Se precisar de mais algum é só pedir nos comentários. :]]

10 comentários:

  1. De qual RM é esse product code do nokia c3?

    ResponderExcluir
  2. De qual RM é esse product code do nokia c3?

    ResponderExcluir
  3. Não pega no Nokia asha 311 ? Por que ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o que que não pega? O Nemesis não reconhece o aparelho?

      Excluir
  4. Muito obrigado, segui todos os passos e funcionou corretamente no meu Asha 302.
    Carlo eduardo

    ResponderExcluir
  5. nao funcionou no nokia C3,quando pedi pra selecone o modo correto de carregar as informações, que geralmente é o modo "NORMAL" da error,e tudo apos isso da erro.

    ResponderExcluir
  6. Product Code para Nokia Asha 201

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]