Android

S40/Asha

Post Page Advertisement [Top]


Hoje faremos um pequeno comparativo entre os principais browsers na plataforma Java ME, ressaltando as características positivas e negativas de cada um, afim de descobrir qual o melhor e com mais vantagens.

Opera Mini

O navegador da Opera Software é velho conhecido de muita gente, ele está presente no mercado mobile há muito tempo e evoluiu bastante.
Em sua versão 7.1, as grandes vantagens dele são a rapidez, a facilidade na navegação carregando páginas em modo desktop, e a quantidade enorme de opções.
Também há a possibilidade de sincronizar itens, como favoritos e speed dial, com um servidor, fazendo uma espécie de backup que pode ser restaurado em outros celulares ou no Opera para PCs.
Outro ponto positivo desse navegador é a sua tela inicial que possui integração com redes sociais e uma seleção de páginas recentemente visitadas.



Porém, apesar desses pontos positivos, o Opera Mini é cheio de instabilidades.
Às vezes ele não carrega as páginas corretamente, deixando imagens sem ser carregadas, e em sites que possuem muitos scripts o navegador trava muito. O gerenciador de downloads  também é muito ruim, e enquanto um download estiver em andamento a navegação vai ficar muito lenta. Além disso ele consome bastante memória, e como os celulares Java têm um certo limite de heap (a RAM da Java Virtual Machine), o Opera, quando você abre muitas abas, acaba excluindo páginas na tentativa de economizar espaço, o que pode ser frustrante caso você esteja fazendo algo importante.
Para piorar ele pode apresentar (constantemente nos S40) o erro "Java/Lang/Out of memory", esse erro ocorre quando o app consome completamente a heap.

Download do Opera Mini em: http://m.opera.com pelo navegador do celular ou então escaneie o QR Code abaixo:



UC Browser

O navegador da UC Web também não é novo no mercado, só que até pouco tempo atrás ele era pouco conhecido do público.
O UC Browser sempre foi um dos melhores navegadores para celular, ainda mais agora na versão 9.0.1, com a tecnologia Cloud: está mais leve e mais rápido.

O design do UC Browser chama a atenção pela simplicidade e o esquema de cores facilita o uso do navegador. Ele possui várias opções de personalização, como atalhos na tela inicial e no teclado, e ainda há a possibilidade de aplicar temas.
A tecnologia Cloud faz com que ele consuma menos memória do celular, gaste menos bateria e seja mais leve e rápido na hora da navegação. Isso significa que você nunca verá erros de falta de memória.
O UC também conta com um sistema de sincronização de favoritos e a possibilidade de diminuir o brilho da tela.
E como no Google Chrome, o UC possui a "navegação anônima", quando você ativa essa função, nenhum dado de sites que você navegou fica salvo no cache ou no histórico.
O gerenciador de downloads é ótimo, permitindo baixar mais de um arquivo ao mesmo tempo e sem prejudicar a navegação.



Além disso, também possui integração com o UDisk, um serviço de armazenamento na  nuvem gratuito.
Através da integração, você pode fazer downloads offline, e uploads de arquivos para outros servidores através da nuvem. Isso ajuda a economizar dados.
Outra vantagem do UC é que ele recebe frequentes atualizações, que sempre trazem novidades interessantes, além de correções de possíveis bugs.
O UC pode não agradar quando você abre muitas abas, isso acaba deixando ele um pouco lento. Porém esse problema não se trata de bug do navegador, e sim de limitações de memória dos aparelhos.


Download do UC Browser clique aqui ou então escaneie o QR code abaixo:



Conclusão

O UC Browser é, claramente, muito mais vantajoso que o Opera Mini, apresentando mais recursos e mais opções para personalização.
Contudo, a preferência fica por conta dos usuários.
Qual a opinião de vocês? :]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]