Android

S40/Asha

Post Page Advertisement [Top]


Um dos aplicativos mais populares do Android teve sua versão portada para a plataforma da Microsoft-Nokia essa semana. Para quem ainda não conhece, o Astro File Manager é, como o próprio nome sugere, um gerenciador de arquivos.

Ele chega a Plataforma Asha com um visual um pouco diferente da versão para Android, porém com (quase) todas as funções do app para a plataforma da Google. O aplicativo permite que você gerencie seus arquivos de forma offline - memória interna e cartão de memória - e online, possibilitando acesso aos seguintes serviços de armazenamento em nuvem:  Box, Dropbox, Facebook, Google Drive, Google+ e One Drive(!).



O Astro foi muito bem feito e é totalmente integrado aos aplicativos padrão do Asha OS: Quando você vai visualizar um arquivo pelo app, ele encaminha para algum aplicativo nativo do sistema, isso ajuda a poupar memória heap (RAM da Java Virtual Machine), evitando travamentos constantes e aquele errinho conhecido (java.lang.Out OfMemoryError). Ele também roda em segundo plano, como o WhatsApp e o Nokia Xpress, e isso é muito bom. Para minimizá-lo basta deslizar o dedo para esquerda ou para direta; para fechá-lo é necessário voltar ao menu inicial do app e pressionar o botão "Voltar" presente nos aparelhos com a Plataforma Asha.

O software consegue interpretar os sinais do acelerômetro do aparelho, mudando a orientação da tela quando você o gira, essa função pode ser desativada no menu de configurações e lá também há outras opções de personalização do File Manager.

No gerenciador, que ainda não está em português, é possível copiar, renomear, deletar, mover, ver propriedades, compactar arquivos na extensão *.zip e, além disso, compartilhar via WhatsApp, Bluetooth, E-mail, Facebook, Twitter, etc.


Também é possível fazer buscas por arquivos de forma categorizada, por exemplo, você clica na categoria "video" e o app lista todos os vídeos que ele encontrar no aparelho.

A parte ruim de tudo isso é que o Astro na Plataforma Asha roda bem lento em algumas situações, mas isso nem é culpa dos desenvolvedores, o problema é do hardware dos aparelhos mesmo. É notório o esforço que o desenvolvedor teve para otimizar ao máximo o aplicativo, modificando o código para poupar memória, reduzindo o gráfico, retirando algumas funções e ainda assim deixando ele com um grande diferencial em aparelhos de baixo custo (gerenciamento de arquivos em nuvem) e um visual simples e intuitivo (isso não é fácil gente, e eu sei do que estou falando).

Como no Android, o Astro File Manager exibe anúncios na versão free, mas você pode comprar uma licença PRO dentro do próprio aplicativo, através da ferramenta Nokia In-App Payment, e acabar com as propagandas.

O download  do Astro pode ser feito diretamente da Loja Nokia . Por enquanto o aplicativo é compatível apenas com aparelhos da Plaforma Asha (Asha's 230, 500, 501, 502 e 503), mas quem sabe num futuro próximo possa ser portado para S40 (aconteceu com o Facebook Messenger, né?).

Baixem e deixem suas impressões nos comentários! ;)

7 comentários:

  1. Belo texto! Não possuo astah, mas testarei a versão do Android :D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post, pelas dicas, pelo site, por tudo. Eu sei q não mencionou nada aí sobre o nokia asha 200, mas tem alguma previsão de pegar no asha 200?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reinan, obrigado! :)) Atualmente ele não funciona no Asha 200 e ainda não há previsão de quando será lançado para o aparelho (se for lançado). :/

      Excluir
  3. Good.

    Gostaria de algo sobre o nokia mail, eu atualizei o app de email do meu asha 205 e o infeliz só dá "aplicativo conflitante" aff
    Alguma solução pls? Grato dede já.

    ResponderExcluir
  4. Jeff, o aplicativo de email é padrão do sistema e por esse motivo somente a Nokia pode resolver o problema. Você pode acessar suas contas de e-mail através do navegador, porém não receberá notificações push, terá que checar por novos emails manualmente. Infelizmente não conheço nenhum cliente de e-mail alternativo pro Asha 205. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah blz não tem problema esse defeito consta a + de 3 meses e em breve vou mudar de aparelho, mas vlw msm assim abração wali

      Excluir
    2. Obg! Um abraço pra vc tbm! :))

      Excluir

Bottom Ad [Post Page]

| Tema adaptado por TecnoFator | Origem