O mercado mundial de celulares encolheu no segundo trimestre deste ano,
com as vendas de dispositivos caindo 2,3% em comparação com o mesmo
período de 2011. Segundo pesquisa do Gartner divulgada nesta terça-feira
(14), 419 milhões de celulares foram comercializados no trimestre, com
os smartphones representando cerca de 37% desse total.
A Samsung liderou as vendas no segundo trimestre de 2012, com mais de 90 milhões de unidades comercializadas no período, um aumento de quase 30% em comparação a 2011. O grupo sul-coreano atingiu participação de mercado de 21,6%, ante os 16,3% registrados no ano passado.
A Nokia seguiu na segunda posição, com mais de 83 milhões de aparelhos vendidos no trimestre. A participação da companhia chegou a 19,9%, ante 22,8% registrados um ano atrás. A Apple foi a terceira fabricante que mais vendeu celulares no período – quase 29 milhões de unidades –, com fatia de mercado de 6,9% – em 2011, a empresa de Steve Jobs atingiu participação de 4,6%. A Research In Motion, fabricante do BlackBerry, ficou na décima posição, com fatia de mercado de 1,9%, ante 3% no ano passado.
Conforme o Gartner, a razão para a queda nas vendas de celulares foi o "ambiente econômico desafiador" assim como a espera dos usuários por grandes lançamentos, como o iPhone 5. O Gartner alerta que o terceiro trimestre pode ser ainda "mais fraco" para a Apple, dependendo de quando a companhia for lançar o novo smartphone.
Sistemas operacionais
Entre os sistemas operacionais mais vendidos, o Android, do Google, ampliou sua liderança no mercado, com participação de 64%, um aumento em comparação com os 43,4% registrados um ano antes. A plataforma iOS, da Apple, atingiu fatia de 18,8%, pouco maior em relação a 2011 (18,2%). A participação de mercado do sistema operacional Symbian, da Nokia, caiu para 6%, ante os 22% registrados em 2011. O Windows Phone, da Microsoft, atingiu fatia de 2,7% – em 2011, a plataforma detinha 1,6% do mercado.
Via
Empresa | 2012 | 2011 |
---|---|---|
Samsung | 21,6% | 16,3% |
Nokia | 19,9% | 22,8% |
Apple | 6,9% | 4,6% |
ZTE | 4,3% | 3% |
LG | 3,4% | 5,7% |
A Samsung liderou as vendas no segundo trimestre de 2012, com mais de 90 milhões de unidades comercializadas no período, um aumento de quase 30% em comparação a 2011. O grupo sul-coreano atingiu participação de mercado de 21,6%, ante os 16,3% registrados no ano passado.
A Nokia seguiu na segunda posição, com mais de 83 milhões de aparelhos vendidos no trimestre. A participação da companhia chegou a 19,9%, ante 22,8% registrados um ano atrás. A Apple foi a terceira fabricante que mais vendeu celulares no período – quase 29 milhões de unidades –, com fatia de mercado de 6,9% – em 2011, a empresa de Steve Jobs atingiu participação de 4,6%. A Research In Motion, fabricante do BlackBerry, ficou na décima posição, com fatia de mercado de 1,9%, ante 3% no ano passado.
Conforme o Gartner, a razão para a queda nas vendas de celulares foi o "ambiente econômico desafiador" assim como a espera dos usuários por grandes lançamentos, como o iPhone 5. O Gartner alerta que o terceiro trimestre pode ser ainda "mais fraco" para a Apple, dependendo de quando a companhia for lançar o novo smartphone.
Sistemas operacionais
Entre os sistemas operacionais mais vendidos, o Android, do Google, ampliou sua liderança no mercado, com participação de 64%, um aumento em comparação com os 43,4% registrados um ano antes. A plataforma iOS, da Apple, atingiu fatia de 18,8%, pouco maior em relação a 2011 (18,2%). A participação de mercado do sistema operacional Symbian, da Nokia, caiu para 6%, ante os 22% registrados em 2011. O Windows Phone, da Microsoft, atingiu fatia de 2,7% – em 2011, a plataforma detinha 1,6% do mercado.
Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário